NOVOS VALORES DA MPB
ONDE ESTÃO? ou, pelo menos,
ONDE E COMO ENCONTRÁ-LOS?
A expressão “novos talentos da MPB” ou, por outra, “novos valores da MPB”, foi e é ainda hoje largamente utilizada por críticos, jornalistas, artistas, publico em geral. Por que será?
Na verdade, na área da nossa música popular, temos uma extensa lista de fatos e circunstâncias nas quais nossa música popular esteve presente. Como “trilha sonora”, diversos acontecimentos, sociais, políticos e históricos, tiveram sempre uma “música de fundo” que os ilustraram. E aqui falamos de uma canção específica, um determinado estilo, um determinado repertório… ou, mesmo, uma determinada personalidade artística. Em razão disso, alimentamos sempre a expectativa de que o momento atual – o “aui e agora” – será contemplado também por um fundo musical específico. Então, a pergunta que fica é: qual é a nossa “musica de fundo” hoje? Não responderemos. Apenas refletiremos.
PERÍODOS HISTÓRICOS – ALGUMAS BREVES CITAÇÕES
Como dissemos, em diversas fases e momentos históricos do nosso País, tivemos nossa “trilha sonora”. Alguns exemplos:
- REPÚBLICA VELHA (até 1.930) – Chiquinha Gonzaga/Ernesto Nazareth;
- GETÚLIO VARGAS (até 1.937) – Noel Roso/Carmen Miranda;
- ESTADO NOVO (até 1.945) – “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso;
- ATÉ 1.958 – Bolero, Samba-canção, Tito Madi/Johny Alf;
- 1.958/JUSCELINO KUBSTCHEK – Bossa Nova;
- 1.964/68-DITADURA MILITAR – “Disparada”, “A Banda”, Festivais da Record e Jovem Guarda.
- “ANOS DE CHUMBO”-1.969/75 – Músicas de Protesto em geral, “Caminhando” (de Geraldo Vandré);
- 1.96/84 – “Como Nossos Pais” (Belchior/Elis Regina);
- NOVA REPÚBLICA – “Coração de Estudante” – Milton Nascimento.
Muito bem. Resumidamente, a partir dos anos 90, a ascensão econômica das Classes C e D no Brasil provocaram um fenômeno de natural expansão do mercado da música, diluindo as “trilhas sonoras” em diversos estilos, com destaque para o Pagode e a Música Sertaneja. E no início do século, surge algo que, para muitos, é uma excrescência musical – o Funk Carioca (irc!).
PANORAMA ATUAL
Nos dias atuais, o panorama musical encontra-se bastante diluído.
Muitos enganam-se ao acreditar que o “clube dos compositores” de alta qualidade já não existe mais. Como numa batalha, quando estamos em meio à luta, somos incapazes de identificar o que realmente está ocorrendo. Hoje, existem inúmeros fatores que tornam este panorama indefinido. Os fatores tecnológicos, além dos econômicos, destacam-se neste sentido. O CD, em pouquíssimo tempo, foi praticamente aposentado (os artistas produzem seus álbuns sem grandes expectativas de vendas, dada a pirataria e a inexistência de uma rede de distribuição efetiva, como em outros tempos).
Conclui-se, então, que os talentos estão em “nichos”, e é preciso procurá-los. Onde? NAS DIVERSAS PLATAFORMAS OFERECIDAS PELA INTERNET: Youtube, ITunnes, Sites específicos dedicados à Música de qualidade, sites pessoais dos artistas…
É impossível, portanto, elencarmos quais serão, efetivamente, os “novos valores da MPB”. Podemos afirmar, no entanto, que os artistas de bom e alto nível pululam por aí, pois o compositor brasileiro, ao contrário do que muitos acreditam, NÃO PERDEU SUA CAPACIDADE DE CRIAR LINDAS OBRAS!
QUER GANHAR INTEIRAMENTE GRÁTIS O E-BOOK
“A CELA E O VÔO” COM TODAS AS LETRAS DAS CANÇÕES
DESTE ÚLTIMO ÁLBUM DE SERGIO SACHI?
É SÓ DEIXAR SEU NOME E ENDEREÇO DE E-MAIL
NO FORMULÁRIO, NO CANTO SUPERIOR DIREITO DESTA PÁGINA.
APROVEITE! VOCÊ VAI CURTIR MUITO.